top of page

PROJETOS

MUSICALIZANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Aulas de música, para crianças das turmas Pré I e Pré II, da Escola Evangélica.

Esse projeto tinha por objetivo: integrar, socializar, investir no potencial e sensibilidade humana; bem como, despertar a paixão pela música em crianças em situação de risco. Além disso, visava desenvolver as habilidades cognitivas, tais como: criatividade, imaginação, memória e concentração. 

Obs.: Alguns rostos estão borrados por não ter autorização dos responsáveis para uso de imagem do menor.

NAVEGANDO NO MUNDO TECNOLÓGICO

O Projeto objetivava investir no potencial e na sensibilidade humana; contribuir para a formação de cidadãos conscientes; incentivar a autonomia; promover a dignidade pessoal; e, aprimorar o desenvolvimento do raciocínio lógico, com jogos e atividades lúdicas. O Projeto atendeu 460 crianças e adolescentes, entre 04 e 12 anos, da Escola Evangélica, em situação de vulnerabilidade social, que não tinham acesso a computadores e internet. As pesquisas escolares, propostas pelos professores, ocorreram no turno contrário ao que estudavam, com acompanhamento pedagógico, para que fossem instruídas e orientadas quanto ao uso correto dos computadores e da internet. O Projeto aconteceu no ano de 2019.

17861392268652212.jpg

ACESSO DIGITAL

O Projeto teve como objetivo geral ofertar acesso à internet aos estudantes de escolas públicas municipais, para realização de pesquisas escolares e acompanhamento de aulas remotas. Ainda, objetivava, especificamente: proporcionar acesso à internet aos estudantes de escola pública; oportunizar acompanhamento de aulas remotas; propiciar pesquisas escolares, complementares aos estudos; possibilitar momentos de estudo; e, contribuir para a igualdade de oportunidades. O Projeto atendeu a 56 crianças e jovens, com idades entre 12 e 18 anos. O Projeto aconteceu nos anos de 2021 e 2022.

REFORÇO ESCOLAR

O Projeto teve como objetivo geral ofertar aulas de reforço escolar, no contra turno escolar, para crianças do 2º ao 5º ano, de escola pública; crianças essas que ficaram sem aula presencial, e não tiveram acompanhamento em casa, devido ao baixo nível de escolaridade dos pais/responsáveis, falta de tempo e/ou meios/recursos. Ainda, objetivava, especificamente: mapear os estudantes não alfabetizados, das escolas públicas do bairro Jatobá e adjacentes; proporcionar momentos de aprendizagem; assegurar, aos beneficiários, momento lúdico alfabetizador; e, ofertar atividades xerocopiadas, voltadas à alfabetização, e todo o material pedagógico. O Projeto atendeu a 162 crianças, do 2º ao 5º ano, do Ensino Fundamental I de escola pública, com dificuldades de aprendizagem e em situação de vulnerabilidade social. Os estudantes foram divididos em turmas de acordo com sua série e/ou o nível de aprendizagem em que se encontravam no momento da matrícula; para isso, foi realizada uma avaliação prévia. Busca-se assistir as crianças que estejam em maior situação de vulnerabilidade econômica, além de dificuldades de aprendizagem; visto que essas crianças foram as mais prejudicadas durante a Pandemia, seja por falta de recursos financeiros para o mundo online, ou recursos humanos, como pais ausentes ou com alfabetização insuficiente. O Projeto aconteceu entre os anos de 2021 e 2023.

17940583694367215.jpg

APRENDA MATEMÁTICA BRINCANDO

O Projeto de Extensão foi uma parceria entre a Universidade de Pernambuco - UPE, Campus Petrolina/PE, e a Fundação Evangélica do Vale do São Francisco - FEVASF. Teve como objetivo desenvolver atividades lúdicas, voltadas para a aprendizagem da matemática. O Projeto atendeu 19 estudantes, do 6º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio, com idades entre 12 e 18 anos. As atividades realizadas, além das aulas, foram jogos, brincadeiras, gincanas, vídeos, jogos no computador, dentre outras. O Projeto aconteceu no ano de 2022.

LONGEVIDADE 60+

O Projeto LongevIdade 60+ esteve pautado nas características, interesses e demandas dessa faixa etária, e levou em consideração que a vivência em grupo, as experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, bem como a valorização das experiências vividas, constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social. As atividades com os participantes dessa faixa etária incluiu vivências que valorizaram as suas experiências, e que estimularam e potencializaram a capacidade de escolher e decidir. Foi um programa de exercícios gratuitos para idosos da comunidade, que tinha como objetivo desenvolver ações focadas na prevenção e promoção da saúde do idoso. As atividades físicas foram ministradas por uma fisioterapeuta, com experiência na terceira idade. Foram contemplados 27 idosos. O Projeto aconteceu no ano de 2021.

LONGEVIDADE 60+ (Continuação)

É um programa de exercícios gratuitos para idosos da comunidade, que desenvolve ações focadas na prevenção e promoção da saúde do idoso. Tem como objetivo geral desenvolver atividades físicas para os idosos, almejando à prevenção e promoção de saúde, com foco no bem-estar físico, social e mental; além de buscar proporcionar uma melhor qualidade de vida e integração social. Ainda, objetiva, especificamente: promover a qualidade de vida do público idoso; combater o sedentarismo na Terceira Idade; garantir a manutenção da identidade do idoso, quanto a sua historicidade, crenças e valores; estimular o reconhecimento do idoso, quanto ao seu valor pessoal e autoestima, favorecendo seu bem-estar emocional; possibilitar troca de experiências, aumentando a participação familiar e engajamento comunitário; e, propiciar a interação social. O Projeto contempla 39 idosos, com idade igual ou superior a 60 anos, de baixa renda e em situação de vulnerabilidade e risco social, moradores do bairro Henrique Leite e comunidades adjacentes. As aulas são ministradas por um profissional de Educação Física, com experiência. Esse Projeto, dando continuidade ao de 2021, acontece desde 2022, até o presente momento.

CAPOEIRA

O Projeto tem como objetivo geral ofertar aulas de Capoeira, após o turno escolar (visando os que estudam em horário integral), para crianças e adolescentes de idades entre 4 e 16 anos. Ainda, objetiva, especificamente: proporcionar momentos de aprendizagem, do esporte em questão, às crianças e adolescentes do bairro Henrique Leite e adjacentes, assegurado aos beneficiários momentos lúdicos, e todo material esportivo necessário. O projeto contempla crianças e adolescentes, todos estudantes de escola pública e de baixa renda. Todas as crianças receberam material esportivo gratuito – calça, camisa, e corda. Para isso, foi realizada uma avaliação prévia, onde buscou-se assistir as crianças que tivessem em maior situação de vulnerabilidade econômica. Também, foi exigido que a criança estivesse matriculada e frequentando a escola. O Projeto acontece desde 2023, até o presente momento.

IMG-20241119-WA0029.jpg

JUDÔ

O Projeto tem como objetivo geral ofertar aulas de Judô, após o turno escolar (visando os que estudam em horário integral), para crianças e adolescentes de idades entre 4 e 18 anos. Ainda, objetiva, especificamente: proporcionar momentos de aprendizagem, do esporte em questão, às crianças e adolescentes do bairro Henrique Leite e adjacentes, assegurado aos beneficiários momentos lúdicos, e todo material esportivo necessário. O projeto contempla crianças e adolescentes, todos estudantes de escola pública e de baixa renda. Todas as crianças receberam material esportivo gratuito – kimono e faixa. Os atletas foram divididos em turmas de acordo com sua faixa etária, sendo: a Turma Kids, com idades entre 4 e 8 anos; e, a Turma Juvenil, com idades entre 9 e 18 anos. Para isso, foi realizada uma avaliação prévia, onde buscou-se assistir as crianças que tivessem em maior situação de vulnerabilidade econômica. Também, foi exigido que a criança estivesse matriculada e frequentando a escola. O Projeto acontece desde 2023, até o presente momento.

TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

O Projeto de Extensão é uma parceria entre a Universidade de Pernambuco - UPE, Campus Petrolina/PE, e a Fundação Evangélica do Vale do São Francisco - FEVASF, e tem como objetivo desenvolver atividades lúdicas, voltadas para a aprendizagem da matemática. O Projeto atende 12 estudantes, do 6º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio, com idades entre 12 e 18 anos. As aulas, que têm duração de duas horas e meia, ocorrem no contra turno escolar. As atividades realizadas, além das aulas, são jogos, brincadeiras, gincanas, vídeos, jogos no computador, dentre outras. O Projeto está acontecendo no presente momento.

Encontre-nos:

Avenida das Caravelas, 110, Henrique Leite

Petrolina -PE

Entre em contato:
(87) 3866-2886

(87) 98877-0003

bottom of page